quinta-feira, 11 de março de 2010

Quer economizar na Austrália?!

Tudo bem que Luxo, Riqueza e Sofisticação são elementos indispensáveis em qualquer viagem. Mas também não dá pra rasgar dinheiro, então pensando nisso vamos compartilhar algumas lições que valem, pelo menos, pro continente australiano.

Alimentação: Há duas grandes redes de supermercado na Austrália: Coles e WoolsWorths (pronuncia-se apenas Úlis) e eles têm como prática reduzir os preços dos alimentos próximo a data de vencimento (os descontos chegam a 40%), então se vc comprar apenas o que vai comer em um ou dois dias pode aproveitar as oportunidades. Os restaurantes, em geral, cobram menos no almoço, pelo mesmo cardápio, que no jantar e mesmo os mais sofisticados costumam ter take-away, que é sempre mais barato do que sentar à mesa (e lembre-se, o take away é uma instituição nacional! Eles comem nas praças, parques, praias, metrô...). Muitos estabelecimentos acrescentam 10 a 15% à conta nos domingos e feriados, fique atento. BYO (Bring Your Own) no cardápio significa que você pode levar sua bebida (em geral vinho) pagando uma pequena taxa (AUD 2 a 3,00) cobrada por pessoa ou garrafa à mesa; e não sinta-se acanhado, é super-normal. Tap water é grátis e servida gelada em TODOS os lugares (de botecos a restaurantes estrelados), spring ou mineral
water geralmente é importada e custa beeem caro assim como todas as outras bebidas, alcóolicas ou não. Em alguns comunidades, Byron Bay por exemplo, há uma feira semanal GRÁTIS para os homeless com produtos doados por diversos estabelecimentos comerciais (em geral vencidos há poucos dias ou próximo ao vencimento); mas como os homeless são poucos, bem poucos mesmo, a frequencia predominante é de backpackers e aventureiros em geral.

Acomodação: Reserve on-line, de preferência nos sites "consolidadores" que buscam em diversos outros (veja favoritos ao lado), esqueça o romantismo de "negociar" o preço na recepção e contar com a eventual baixa ocupação. Hoje a dinâmica é outra, a venda on-line se dá por sites que conseguem um grande volume de noites (e um grande desconto em troca) além de reduzir drasticamente o "custo de servir". Se você tiver flexibilidade e não for alta estação que tal um pouco de LRS? Há sites last minute com excelentes oportunidades para os grandes hotéis das redes globais, você pode conseguir uma suite no Sheraton por míseros AUD 250 (um descontão se comparado aos AUD 700 da tabela).

Carro: Reserve on-line, o melhor consolidador que encontrei na Austrália é o www.vroomvroomvroom.com.au (parece piada, né?!). As redes de supermercado ofereçem de 4 a 6 cents de desconto por litro em compras acima de AUD 40 (desde que abasteça nos postos conveniados), o que no fim dá AUD 2 a 3,00 de desconto por tanque, por isso guarde sempre o recibo da compra e procure pelos postos participantes. Se possível NÃO retire um carro alugado no aeroporto; em toda a Austrália há uma taxa extra de 14% sobre todo o custo do aluguel, que nunca aparece no momento da reserva, para carros retirados no aeroporto. Não há taxa extra se o carro for devolvido no aeroporto (as locadoras não cobram extra pra devolver no aeroporto os carros alugados na mesma cidade).

Nenhum comentário: