terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Visitas, eba!!!









Neste fim de ano recebemos nossas primeiras visitas: Carol e Pedro. Somado às férias da Luciana e festas de fim de ano isso mudou bastante a nossa rotina.
Dia 23 à noite fomos buscá-los no aeroporto em Brisbane e voltamos para dormir em Byron Bay. E aí fomos mostrar pra eles a região, já que passamos a nos sentir "locais".

Dia 24 fomos a nossa praia preferida, Watego's.
A noite foi dia de Natal em Bangalow, uma cidade de campo na montanha a 15km de Byron, a festa era na rua, com direito a parque de diversões, carrinhos de comida e música (sim, tinha até uma escola de samba, os Sambablistas!). Depois fomos conhecer uma praia nova, Dazamigas: King's Beach. Lembra Tambaba na paisagem e nos trajes. As fotos estão totalmente fora de ordem, porque apesar das melhorias no visual do blog ainda não coordeno muito bem a edição dos posts.
Agora estamos viajando pela Austrália, o que quer dizer que os posts irão demorar (ainda) mais! Beijos e bom Reveillon a todos!



sábado, 26 de dezembro de 2009

Como diria meu amigo Obelix, estes australianos são mesmo engraçados...





Antes de vir pra cá já tinha ouvido falar que a Austrália é "o Brasil que deu certo". Ainda não consegui formar a minha opinião pra dizer confirmar ou refutar com a devida contundência essa máxima.
Até porque a cada dia que passo viajando apesar das maravilhas que vejo só aumenta a minha convicção que é no Brasil que quero viver (então como dizer que o Brasil não deu certo?!). Mas tem algumas coisas que são realmente sensacionais na Austrália.
Uma delas é que onde vc vai tem uma churrasqueira pública. Tudo bem que não é a carvão, mas fala sério: encontrar um quiosque na praia com uma churrasqueira (mesmo que seja a gás), limpa, gratuita, de uso público e que funciona é ou não é o máximo?!
E também tem as famílias que levam suas próprias churrasqueiras, como a que vimos na foto preparando uma ceia/ happy-hour de Natal na praia pro dia 24/12. Lógico, porque além das churrasqueiras públicas também tem mesas, banheiros, chuveiros...
Mas na praia também encontramos uns seres engraçados, como a cobra que habita a árvore em cima dos chuveiros e os lagartos que vêm comer as nossas cerejas. Ah, tem também uns perus que andam soltos na praia... Corajosos eles, em plena época de Natal, não?!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Byron Bay



Byron Bay é um lugar cheio de estórias. Ainda não tive tempo de descobrir muita coisa, mas na minha aula sobre os costumes locais, ouvi de uma professora chamada Natasha (não a Vódega, gente - aquela que virou amuleto e sobreviveu a festinha nas alturas...), e que na verdade é inglesa, que é um lugar muito místico, onde o povo nativo, os tão famosos aborígenes, vinham para se curar de doenças, para ter bebês, para "having sex" e praticar rituais de magia. Continua assim porém muito mais comercial. Agora há day spas, clínicas holísticas, todo tipo de terapias alternativas, e muita massagem (yes!). Porém, tudo é muito caro!
Byron Bay já foi muito conhecida por ser um reduto hippie, bem paz e amor mesmo. Mas agora as coisas mudaram um pouco. Quem vem tem muito dinheiro pra gastar em hospedagem e lojinhas espalhadas pela cidade. Não vi nenhum hippie até agora...
As praias são um capítulo à parte. Incrivelmente preservadas e lindas! Mar azul-turquesa, transparente. Existem algumas regrinhas para isto, é claro, como por exemplo, no food, no drink, no dogs. So, no garbage!
Existem ciclovias ligando a cidade aos bairros vizinhos, e pistas de treking ligando as praias de Byron Bay. Ah, e tem uma placa aqui muito engraçada (vou tentar tirar uma foto), com a mamãe pata e seus patinhos pedindo para atravessar a rua. E pode acreditar, aqui todo mundo pára pra gente atravessar a rua, e pros patinhos atravessarem também!
Nas fotos a praia preferida da Bibi (Watego's) e também o Lighthouse, cartão postal da cidade. Dizem que a partir de maio dá pra ver de lá as baleias brancas migrando pro norte pra ter filhotes...

domingo, 20 de dezembro de 2009

Byron Bay (via Buenos Aires)















Pois é, finalmente chegamos a Byron Bay. Mas antes gostaria de falar um pouco a respeito de Buenos Aires, onde ficamos por uma noite.
Estive em Buenos Aires pela primeira vez há 15 anos, depois voltei inúmeras vezes; tive até a oportunidade de "morar" lá por uns meses durante um projeto de consultoria. Sempre foi uma cidade que me agradou bastante: a imponência dos prédios, a elegância das pessoas (principalmente os mais velhos), o ar meio blasé dos jovens, cafés, restaurantes, padarias...

Acontece que enquanto a maioria dos países sul-americanos caminhou no sentido de resolver (ou tentar) os seus problemas consolidando as instituições democráticas, a Argentina foi no caminho inverso. Quase duas décadas de governos populistas, uma moratória e algumas quedas de presidentes depois o país, e em particular a capital, perdeu muito de seu charme e elegância.

A indústria local está sucateada, os ônibus parecem aqueles doados por países desenvolvidos em programas de assistência internacional.... A inflação há tempos ultrapassou os dois dígitos anuais (segundo estimativas não oficiais, já que não se pode confiar tanto assim no governo, o que parece pouco pra quem viveu a espiral dos anos 80/ 90, mas é inconcebível em tempos de paz no mundo atual).

Duas evidências cotidianas ilustram a situação atual (pra não falar no futebol...):
1. O nosso dinheiro vale muuuito, troquei no aeroporto os R$ 42, que tinha de "troco" na carteira e com isso passamos (eu, Lu e Beatriz) a tarde de domingo e a manhã de segunda
2. Não há decoração de natal em Buenos Aires! Quer dizer, tudo o que vimos foi uma árvore ao lado do obelisco que certamente é menor do que as existentes em qualquer shopping center do Brasil e algumas girlandas na fachada do luxuoso (pelo menos era há 15 anos) Patio Bullrich. Nada de luzes. Nem nas ruas, nem nas casas, nem nas fachadas dos prédios. NADA! Nem umazinha.

O interessante é que os portenhos estão cada vez mais brasileiros. San Telmo aos domingos virou uma grande feira de "artesanato", sem aquelas velharias que no final das contas não servem pra nada, e quase uma "Olinda" (a conferir na foto que abre este post). É, quando menos vc espera vem um bloco de percurssão tocando uma mistura de samba com ritmos africanos e caribenhos. E aí é óbvio que todo mundo dança na rua tomando a sua cervejinha (AMBEV, claro..).Bom, Byron Bay fica pra próxima. Por enquanto vai uma foto pra abrir o apetite!


















sábado, 19 de dezembro de 2009

Eu já fui a Antártida (ou quase...)







A rota de Buenos Aires a Sidney é em direção ao sul. O que traz dois fatos curiosos: o primeiro é que sobrevoamos a costa do continente Antártico, abaixo da linha da convergência Austral. O segundo é que voamos para sul até que o sul vira norte...



A rota poderia ser um pouco mais curta, caso o vôo fosse sobre a Antártica propriamente dita, o que não é feito por dois motivos, um quase que uma piada, o outro de ordem realmente prática.



O primeiro é porque seria impossível o resgate ou a sobrevivência humana no caso de um acidente no meio do continente (como se no caso da queda no mar com a água a -3C a sobrevivência fosse fácil...). O segundo é porque os intrumentos de navegação enlouqueceriam com a proximidade do polo magnético, deixando o avião completamente desorientado.



Bom, mas o que quero dizer é que fiquei emocionado com os Icebergs. Sim, o dia estava claro e era possível vê-los, 11 km abaixo do avião, flutuando no mar. De qualquer forma a viagem a Antártica, pisando no gelo, dormindo nas barracas, caminhando com os pinguins, ainda está na minha lista de desejos.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Sobre o tempo...


Ainda não são nem seis da manhã, mas o sol está alto, e a Beatriz já está acordada há algumas horas. O Armando teve o azar de acordar antes ainda, lá pelo meio da madrugada... Esse negócio de fuso horário sempre me pareceu um pouco exagerado, uma daquelas coisas que eu achava que poderia driblar facilmente, mas não é bem assim, tal prova somos nós aqui, espertíssimos esperando pelo resto das pessoas darem o ar da graça pra podermos sair do hotel em direção, finalmente, a Byron Bay. E por falar em fuso, viajamos o tempo inteiro (14 horas de voo) com nosso amigo sol a acompanhar! A viagem foi longa, saindo de Buenos Aires na 2a feira dia 14 as 13:15h, chegando em Sidney quase as 18h do dia 15, 3a feira. Somando tudo, 14 horas de vôo mais 14h de Buenos Aires, que não tem horário de verão e está 1 hora antes de São Paulo. Uma confusão só! Enfim, chegamos em Sidney com o dia acabando, e após algumas horinhas de espera em um aeroporto super-legal, com pessoas muito educadas e prestativas, embarcamos para Brisbane as 20h. Juro que isso não é muito comum de acontecer comigo (quem me conhece sabe que eu não durmo facilmente), mas meus olhos não conseguiam permanecer abertos de jeito nenhum, já que no Brasil o dia estava começando, e era como se estivéssemos a madrugada acordados (o que não é raro acontecer, mas costuma ser mais divertido). Chegamos em Brisbane, pegamos as malas, alugamos um carro, mas era impossível seguir caminho até Byron Bay. Tentamos um Formule One e nada! Mais um, e outro, e tudo lotado. Depois de cinco tentativas (e eu já estava até pensando em dormir no carro) conseguimos um hotel. Foi o tempo de tomar banho e cair na cama, as 11 da noite, pra acordar algumas horas depois, no maior pique. O Armando disse que isso vai levar uma semana até normalizar. Sinceramente, espero que seja antes, não aguento a Beatriz acordando 4 da manhã todo dia... Agora nos resta esperar algumas horas, dar uma volta em Brisbane e seguir rumo ao nosso destino, a pardisíaca Byron Bay. Para marcar essa nova fase mudamos o fuso horario do blog para contribuir no nosso esforço de adaptação.

domingo, 13 de dezembro de 2009

É hoje o dia!!!




Ufa, estamos indo, nem acredito !!! foram tantas emoções, tantas confusões, que eu até cheguei a pensar que este dia não chegaria, mas agora parece que passou tão rápido, e eu já estou com saudades de todo mundo que fica... mas só em pensar que vou conhecer tanta coisa nova, vivenciar experências inesquecíveis, fico com o coracao mais tranquilo. Jah jah conto as novidades da chegada. beijos!!!




sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Despedida não, reencontros


Toda a despedida é no fundo um reencontro, onde se renovam votos de amizade, amor, felicidade e sucesso. Uma das provas desta tese é que não há despedidas em que não haja planos de encontros futuros.
Nestes dias, como não podia deixar de ser cumprimos extensa agenda, depois da festinha nas alturas, a despedida oficial (quem não foi perdeu...)


Segunda fomos no cineminha com Bruno e Carol

Terça festa da ex-feerma (Roland Berger)

Quarta foi a vez das amigas do Jardim Margarida com almoço na casa da Ana Teresa e bar a noite com Paizinho, Miguel, Tati e Carlos

Quinta chez Nescau, Katia e Maria Clara com esticada ao bar pra encontrar com Paizinho, Miguel, Isabella e Tia Clívia (ah! no almoço nos depedimos do japonesinho básico..)

Sexta, não podia deixar de ser, HotHot com Grazi, Bruno, Tra e Cola a nova agregada ao sexto mágico (tem todo potencial!)

Sábado foi dia de telefonemas mil, um abraço de boa sorte nossa querida família-prima-irmã Fiuza e nos avós Dzimidas.


Gostaria de beijar e abraçar todos a quem amo antes de ir, mas já sei que não vai dar então por favor considerem-se abraçados beijados e levados na mala por todo o mundo.

E aproveitando o ensejo quem quiser nos encontrar em qualquer canto deste mundo está desde já convidado. Segue o roteiro em sua versão mais atualizada:



13/12 Guarulhos/ Buenos Aires BA 247 08:00/09:45
14/12 Buenos Aires/ Sydney QF 18 13:05/17:40
15/12 Sydney/ Brisbaine QF 552 20:05/20:35
21/05 Brisbaine/ Aukland QF 115 09:45/14:50
30/05 Aukland/ Hong Kong CX 118 07:30/15:10
01/06 Hong Kong/ Singapura CX 739 11:20/15:05
14/06 Singapura/ Bangkok CX 712 13:30/15:55
20/06 Bangkok/ Bombaim CX 709 01:05/ 03:35
20/07 Delhi/ Londres BA 256 08:15/12:50
10/08 Londres/ Ammam RJ 112 17:05/23:59
13/08 Ammam/ Beyrute RJ 403 12:00/13:00
24/08 Beyrute/ Budapeste MA 241 04:00/06:00
21/10 Madrid/ Guarulhos IB 6821 12:05/ 18:55



Esperamos encontrar com vocês pelo caminho!


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Yes, a Austrália nos quer!!


Queridos! Hoje inauguramos esse blog com duas grandes novidades que, digamos, dão início a nossa viagem:

1. Concluímos (quase) a mudança de nossa casa (para o depósito)
2. Recebemos os vistos da Austrália depois de 72 dias de espera

Assim, estamos finalizando as providências com a agência de turismo para viajar na próxima sexta ou no máximo domingo!

A casa está vazia, o que é um pouco estranho... Mas acho que assim é melhor pra perceber que estamos frente a uma jornada de transformações.

A partir de agora entramos REALMENTE em contagem regressiva, muitas coisas para acontecer em tão poucos dias