sábado, 19 de dezembro de 2009

Eu já fui a Antártida (ou quase...)







A rota de Buenos Aires a Sidney é em direção ao sul. O que traz dois fatos curiosos: o primeiro é que sobrevoamos a costa do continente Antártico, abaixo da linha da convergência Austral. O segundo é que voamos para sul até que o sul vira norte...



A rota poderia ser um pouco mais curta, caso o vôo fosse sobre a Antártica propriamente dita, o que não é feito por dois motivos, um quase que uma piada, o outro de ordem realmente prática.



O primeiro é porque seria impossível o resgate ou a sobrevivência humana no caso de um acidente no meio do continente (como se no caso da queda no mar com a água a -3C a sobrevivência fosse fácil...). O segundo é porque os intrumentos de navegação enlouqueceriam com a proximidade do polo magnético, deixando o avião completamente desorientado.



Bom, mas o que quero dizer é que fiquei emocionado com os Icebergs. Sim, o dia estava claro e era possível vê-los, 11 km abaixo do avião, flutuando no mar. De qualquer forma a viagem a Antártica, pisando no gelo, dormindo nas barracas, caminhando com os pinguins, ainda está na minha lista de desejos.

Nenhum comentário: