segunda-feira, 3 de maio de 2010

“The lest we forget”

Em 25 de Abril de 1915 tropas australianas e neozolandesas desembarcaram na Turquia durante a I Guerra Mundial para uma tentativa, fracassada, de cruzar o estreito de Dardanelos e estabelecer uma linha de comunicação entre o front Persa e as legiões russas no Cáucaso. Apesar da derrota do Australian and New Zealand Army Corps, o ANZAC Day é o dia dedicado à memória dos soldados mortos nas guerras do século XX. Apesar da data nacional da Austrália ser dia 26.01, o ANZAC é o dia que, segundo os mais antigos, representa a "verdadeira" união nacional, pois foi a primeira vez na História que soldados australianos combateram como uma força nacional unificada. Como dia 25 este ano foi domingo, o feriado foi convenientemente transferido para a segunda-feira 26.04, espertinhos esses australianos, não?!

A Austrália esteve diretamente envolvida nas duas Guerras Mundiais e também nas guerras da Coréia, Vietnam e Indochina. Apenas nos dois conflitos mundiais, algo entre 30% e 40% da população masculina adulta àquele momento foi para a frente de combate, registrando cerca de 260 mil mortes. Submarinos japoneses chegaram a Sydney na II Guerra e as cidades de Darwin e Townsville foram duramente bombardeadas durante a guerra no Pacífico.

Não é a toa que há várias referências a Guerra: aqui em Byron, como em muitas outras cidades da Austrália, o campo de esportes tem um pórtico com o nome dos soldados locais que morreram em combate e a piscina pública chama-se War Memorial Swiming Pool. Outro símbolo dos ex-combatentes são as Returned Services Leagues, espécie de clubes de ex-combatentes onde há restaurante, um pub e, lógico, jogatina: caça-níqueis, corrida de cavalo, de cachorro (pela TV), pôquer... hoje, quinta, por sinal é dia de mesa de pôquer no RSL de Byron: AUD 11,00 a mesa de Texas Holde'm a partir das 18:30h. Atualmente as RSL são frequentadas pelo público em geral, até porque os ex-combatentes já não são muitos. Vivos mesmo só os da reserva, já que o último soldado australiano a combater em uma Guerra Mundial morreu ano passado. Mas mesmo assim é relativamente comum ver idosos em andadores entrando e saindo dos RSL's.

Pra ser sincero, desconfio um pouco de pessoas que exaltam a Guerra... O meu vizinho, não o chato, mas um velinho da casa ao lado, que apara a grama dia sim, dia não, asteou a bandeira da Austrália e passou o fim de semana do ANZAC inteiro tocando marchas militares no último volume. Pelo menos os australianos das novas gerações (e isso inclui qualquer um com menos de 60 anos) agem como pessoas normais no ANZAC Day: surfam, bebem até cair, fazem BBQ, jogam, assistem ao rugby...

Nenhum comentário: